INSTITUTO RUMPILEZZ

O Instituto Rumpilezz*, criado pelo maestro e educador Letieres Leite, é composto pela Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz, pelo Coletivo Rumpilezzinho, Letieres Leite Quinteto e o programa socioeducativo Rumpilezzinho – Laboratório de ensino musical para jovens.

Entre tantas criações de Letieres, a Orkestra Rumpilezz é aquela que mais reverberou pelo mundo. Ao colocar lado a lado as raízes rítmicas afro-baianas e a harmonização do jazz, a bigband instrumental de percussão e sopros, conecta local e global com uma identidade inconfundível.

“O Quinteto nasceu da mesma ideia que me impulsionou a criar a Rumpilezz, ambos são feitos do mesmo barro: o Universo Percussivo Baiano, que chamo de UPB, e suas transmissões rítmicas para instrumentos como sax, flauta, baixo e bateria”, explica Letieres. Formado pelos instrumentistas Ldson Galter, Marcelo Galter, Tito Oliveira e Luisinho do JeJe, o grupo executa um repertório autoral com toda liberdade de improvisação.

RUMPILEZZINHO

O Programa Rumpilezzinho é voltado para jovens e profissionais com o compromisso constante de pesquisar as matrizes musicais e culturais afro-brasileiras, e tem como objetivo compartilhar saberes, expandir referências artísticas e culturais, qualificar jovens musicistas como sujeitos de memória e potencial profissional para inserção no mercado.

Todas as atividades e grupos do Instituto carregam a longa trajetória do seu diretor, Letieres Leite (1959-2021), diretor, músico, arranjador, pesquisador e educador, que ao longo de 30 anos, acumulou uma experiência nos cenário cultural e mercado musical nacional e internacional, desenvolvendo uma pesquisa que se debruça sobre as complexas e sofisticadas estruturas musicais dos gêneros de matrizes africanas, para compreender e re-estruturar a compreensão (prática e teórica) da musicalidade brasileira, tão amplamente dominado por preceitos eurocêntricos.

Os projetos e ações artísticas, culturais, educacionais e sociais do Instituto são voltados para a promoção da consciência crítica acerca da contribuição negro-diaspórica para a cultura brasileira. A exemplo do Festival Rumpilezz (2020-2022), um projeto idealizado pelo maestro, que reuniu apresentações musicais, bate-papos, documentários, playlist, laboratórios, oficinas, entre outras atividades.Em 2021, Leiteres Leite partiu para outro plano, deixando sementes para manter sua arte viva. O maestro nos deixou a missão de difundir seu legado e colocar a música afro-brasileira e instrumental no patamar que merecem, trazendo à luz a consciência de que os ritmos africanos que cruzaram o Oceano Atlântico, sem perderem a sua essência, seguem cadenciando a dita música popular brasileira.

LETIERES LEITE

Uma tempestade criativa e espontânea que carregava, no corpo, música, alegria e generosidade. É assim que as pessoas lembram do maestro, instrumentista, compositor e pesquisador Letieres Leite (1959-2021), cujo amor pela música deixou sementes e inspirou quem conviveu com sua arte a manter sua música viva.

Criador e regente da Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz desde 2006, o instrumentista, compositor e pesquisador tinha a bigband como cartão de visitas para aplicação do seu método, suas teses e pesquisas. Ao longo de mais de 30 anos de estudo, catalogou e sistematizou as bases conceituais para criação do método chamado por ele de Universo Percussivo Baiano (UPB). Comprometido com a música afro-baiana, revelou ao mundo os conhecimentos aprendidos pela música forjada nas ruas de Salvador e deu lugar de prestígio educacional e artístico a este saber.

Fundou, nos anos 2000, a AMBAH (Academia de Música da Bahia), em Salvador, e atuou como produtor e diretor musical de diversos projetos da música popular brasileira e mundial. Maria Bethânia, Lenine, Gilberto Gil, Toninho Horta, Paulinho Moura, Lulu Santos, Ivete Sangalo e Olodum foram alguns nomes nacionais, além do saxofonista norte-americano Joshua Redman, o trompetista Steven Berstein e o arranjador Arturo O’ Farril & AfroLatin Jazz Orchestra – algumas referências de artistas que fizeram parceria com o compositor.

Letieres Leite

Maestro e educador
fundador do instituto rumpilezz

QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

Lukas Letieres

Presidente

Annibal Porto

Diretor financeiro
Produtor executivo da Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz

Marília Carneiro

Gestão comercial

Emílio Mwana

Gestão institucional
Produtor executivo do Letieres Leite Quinteto

Mauro Rodrigues

Articulação institucional
Produção Executiva do Coletivo Rumpilezzinho

Anne Rodrigues

Coordenação pedagógica
Conselho Institucional

Fabrício Mota

Coordenação pedagógica
Conselho Institucional

Fabiana Marques

Produção pedagógica
Desenvolvimento de projetos

Lívia Cunha

Desenvolvimento de projetos


Realização:


Apoio:

Apoio institucional:


Patrocínio:

INSTITUCIONAL

Instituto Rumpilezz

Equipe

LABORATÓRIO

Quem somos

Método UPB

Processo seletivo

CURSO VIRTUAL

Edital

COLETIVO

CONTATO

ⓒ2024

All rights reserved.

Designed by Adriano Marques