Conteúdos

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Jacaré (composição Daniela Nátali)

Essa música é fruto do projeto “UPB & o samba da Bahia: investigando matrizes sonoras e fundamentos rítmicos”, uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores(as) do Rumpilezzinho a partir das memórias de Letieres Leite, maestro, arranjador, educador e criador do método Universo Percussivo Baiano (UPB).

Munjóla

Essa gravação é fruto do projeto “UPB & o samba da Bahia: investigando matrizes sonoras e fundamentos rítmicos”, uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores(as) do Rumpilezzinho a partir das memórias de Letieres Leite, maestro, arranjador, educador e criador do método Universo Percussivo Baiano (UPB).

Identidade (composição de Ederaldo Gentil)

Essa música é fruto do projeto “UPB & o samba da Bahia: investigando matrizes sonoras e fundamentos rítmicos”, uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores(as) do Rumpilezzinho a partir das memórias de Letieres Leite, maestro, arranjador, educador e criador do método Universo Percussivo Baiano (UPB).

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Rumpilezzinho entrevista Dona Dalva

Entrevistada: Dona Dalva, compositora e cantora baiana, integrante da Irmandade da Boa Morte e doutora Honoris Causa outorgado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Rumpilezzinho entrevista Augusto Conceição

Entrevistado: Augusto Conceição, filho do maestro Vivaldo Conceição, trombonista, fundador do Bloco Vai Kem Ké e um dos precursores da utilização da ideia do timbal na formação percussiva, sendo um dos criadores da Timbalada.

Rumpilezzinho entrevista Lobo Mau

Entrevistado: o músico Oswaldo Guimarães, conhecido como “Lobo Mau”, é líder do grupo Só Samba de Roda e autor do pedido deu ao samba junino o status de patrimônio cultural.

Tecnologia social da memória do samba e a clave de cabila

Relatos de: Guiga de Ogum, Tonho Materia e Tainã Troccoli. Entrevistadores(as): Rayra Mayara e Jackson Menezes

A clave para além do ritmo

Relatos de: Guiga de Ogum, Tonho Materia, Paulo Batera e Beto Jamaica Entrevistadores(as): Rayra Mayara, Lucas Decliê e Jad Venttura

O devir histórico do samba a partir de 1980 até dias atuais

Relatos de: Paulo Batera, Tonho Materia, Beto Jamaica e Erick Mazzone Entrevistadores(as): Jackson Menezes e Jad Venttura

A história dos direitos civis das populações negras e o Funk

Tema: A história dos direitos civis das populações negras e o Funk
Com Anne Rodrigues

A música de matriz africana na história da música brasileira

Tema: A representação da música de matriz africana na história da música brasileira
Com Letieres Leite

Africanismo e a Música Negra na Bahia

Tema: Africanismo e a Música Negra na Bahia
Com Fabrício Mota

Método UPB – Parte III

Tema: UPB
Parte III: O princípio metodológico

Videocast Rumpilezzinho | Estudo da clave do Ijexá

A websérie foi desenvolvida a partir de estudos dos jovens instrumentistas sobre as claves de matriz africana presentes em diferentes ritmos brasileiros.

Em quatro episódios, samba, rock, ijexá e ritmos nordestinos são abordados​ e analisados sob a ótica da metodologia UPB. Por fim, os alunos e alunas apresentam composições ​próprias criadas a partir d​essas pesquisas.

Videocast Rumpilezzinho | Estudo da clave dos Ritmos Nordestinos

A websérie foi desenvolvida a partir de estudos dos jovens instrumentistas sobre as claves de matriz africana presentes em diferentes ritmos brasileiros.

Em quatro episódios, samba, rock, ijexá e ritmos nordestinos são abordados​ e analisados sob a ótica da metodologia UPB. Por fim, os alunos e alunas apresentam composições ​próprias criadas a partir d​essas pesquisas.

Videocast Rumpilezzinho | Estudo da clave do Samba

A websérie foi desenvolvida a partir de estudos dos jovens instrumentistas sobre as claves de matriz africana presentes em diferentes ritmos brasileiros.

Em quatro episódios, samba, rock, ijexá e ritmos nordestinos são abordados​ e analisados sob a ótica da metodologia UPB. Por fim, os alunos e alunas apresentam composições ​próprias criadas a partir d​essas pesquisas.

Videocast Rumpilezzinho | Estudo da clave do Rock

A websérie foi desenvolvida a partir de estudos dos jovens instrumentistas sobre as claves de matriz africana presentes em diferentes ritmos brasileiros.

Em quatro episódios, samba, rock, ijexá e ritmos nordestinos são abordados​ e analisados sob a ótica da metodologia UPB. Por fim, os alunos e alunas apresentam composições ​próprias criadas a partir d​essas pesquisas.

EP 4: Zenzile – Perspectivas e Caminhos do Futuro | Websérie Omoya | Festival Rumpilezz (2021)

O quarto e último episódio da série OMOYA aponta caminhos para o futuro. Quem tem coragem de sonhar, sonha o quê? Onde a música vai te levar? Quem aponta para o horizonte são @s alun@s do Rumpilezzinho – Laboratório para Jovens Músicos, expondo seus desejos, desafios e planos. Este episódio se chama Zenzile, primeiro nome da cantora e compositora sul-africana Miriam Makeba, conhecida também como “Mamma África”.

EP 3: Porcina – Método UPB de Ensino e o Legado | Websérie Omoya | Festival Rumpilezz (2021)

Porcina, que dá nome ao terceiro episódio, foi uma mulher negra de pele clara que viveu no recôncavo da Bahia no século XIX. Ela comprou a liberdade de seus músicos, fundou e regeu uma orquestra de pessoas livres quando o regime de escravização vigorava como lei no Brasil.
Esta é a inspiração para apresentarmos o Método UPB (Universo Percussivo Baiano), criado por Letieres Leite como caminho de ensino e disseminação da música negra.

EP 2: Mônica Millet – Nossos Passos Vêm de Longe | Websérie Omoya – Festival Rumpilezz (2021)

O segundo episódio da websérie homenageia Mônica Millet, que nos anos 1980/90 abriu caminhos para as mulheres na percussão e nunca teve o devido reconhecimento por sua colaboração e presença na música da Bahia. Este episódio vai navegar pelas vivências de mulheres do nosso tempo para falar de velhos preconceitos.

EP 1: Eunice – O Racismo X Axé Música | Websérie Omoya – Festival Rumpilezz (2021)

Eunice, episódio inicial da websérie OMOYA, é o primeiro nome de uma diva da música negra, mais conhecida como Nina Simone. Uma cantora que com sua voz e seu canto enfrentou o racismo e morreu por esta causa.
Neste episódio, vamos discutir o racismo e a Axé Music através de depoimentos de nomes consagrados da nossa música, além de relatos de jovens talentos que começam a entrar no universo da música profissional.

Rumpilezzinho – Livestream TVE Aula 2

Rumpilezzinho – Livestream TVE Aula 1

Laboratório de Soluções Desconstrutivas

Aula Aberta do Laboratório Musical Rumpilezzinho com Lazzo Matumbi

De acordo com o Maestro Letieres Leite, Lazzo Matumbi é um arranjador da oralidade. Pelos recursos da oralidade, o artista consegue de modo eficiente, com um método que tem rigor, estrutura e saber milenar, transmitir arranjos para uma banda. Nesse vídeo, é possível conferir como os saberes milenares das matrizes culturais africanas norteiam o modo de construir música e sua potência.

Aula Aberta Rumpilezzinho ANO III com Roberto Mendes

Aula Aberta Rumpilezzinho ANO III com Roberto Mendes, cantor, arranjador, violinista e pesquisador.

Roda de Conversa do Samba | Festival do Samba – 2013

Neste encontro (30/11/2013) que integrou a programação do Festival do Samba, com curadoria de Letieres Leite, realizado pela Prefeitura Municipal de Salvador, nossa saudosa Makota Valdina, convidada, representa no agogô a clave do Cabula, considerada por Letieres a clave mãe do samba brasileiro. Nesta conversa também estiveram presentes os mestres Roberto Mendes, Firmino do Itapoan e João Barroso.

Festival Rumpilezz 2021 – Honra Ao Rei | Oficina UPB Petrobras

Esta atividade oferece ao público a oportunidade de troca ao vivo com os facilitadores para desvendar os segredos do Universo Percussivo Baiano (UPB) e discutir processos de criação individual e coletiva nas artes negras.

Os oficineiros são o compositor, cantor e pianista pernambucano Zé Manoel e o historiador, educador e músico Fabrício Mota, que integra o conselho curador do Festival Rumpilezz II – Honra ao Rei.

Festival Rumpilezz 2021 | Oficina UPB Petrobras II

A segunda Oficina UPB Petrobras desta etapa do Festival Rumpilezz, de nível intermediário, traz a seguinte abordagem: Concepção de arranjo e composição a partir de fundamentos rítmicos.

A atividade é do sistema de claves vinculado ao Método UPB (Universo Percussivo Baiano).

Festival Rumpilezz 2020 | Webinário de Abertura

A primeira edição do Festival Rumpilezz – música e pensamento foi aberta com uma conversa entre as pessoas que compõem o Conselho Curador do evento, pensadoras e pensadores que tem voltado o olhar, ao longo dos anos, às linguagens artísticas de raízes negras e à contínua tentativa de esconder o fundamental papel dos povos pretos na construção cultural do Brasil.

Professora dra. Denise Carrascosa é professora de Literatura da UFBA, doutora em crítica literária e cultural, tradutora, líder do Grupo de Pesquisa Traduzindo no Atlântico Negro e fundadora do Coletivo Corpos Indóceis e Mentes Livres (10 anos) – articulação de mulheres negras abolicionistas, que atuam no presídio feminino de Salvador.

A professora Anne Rodrigues, por sua vez, é historiadora e desenvolve pesquisa no campo da História das mulheres e ensino de história da música. Foi coordenadora pedagógica da Plataforma Mundo Afro e do Rumpilezzinho, onde também lecionou História da Música. Em 2018 criou a disciplina História da Música da Diáspora, parte do curso de música da Funceb.

Já Fabrício Mota, também historiador, é educador, pesquisador e músico, desenvolvendo estudos sobre musicalidades, Diáspora, identidades e anti-racismo. Mestre em Estudos Étnicos e Africanos, é professor do IFBA. Atuou com artistas e produtores como Lazzo Matumbi, Anelis Assumpção e Blitz The Ambassador. É músico e produtor da banda IFÁ.

Festival Rumpilezz 2020 | Cartografando Pedagogias Negras no Ensino de Música de Matriz Africana

Para ampliar nosso horizonte sobre experiências de ensino da música de raiz negra, criamos o webinário Cartografando Pedagogias Negras no Ensino de Música de Matriz Africana, que colocou em foco métodos de origens diversas, mas igualmente exitosos.

Víviam Caroline é graduada em Jornalismo e Mestra em Cultura e Sociedade. É Diretora de Projetos e Relações Públicas da Associação Educativa e Cultural Didá, onde está desde os 16 anos. Também é criadora e cantora do grupo Águas de Sambas. No campo da Literatura, integra o Coletivo Literário Ogum´s Toques Negros.

Félix Ayoh’OMIDIRE é professor titular de línguas, culturas e literaturas franco-luso-afro-brasileiras e latino-americanas na Obafemi Awolowo University (Nigéria). Foi idealizador da teoria conhecida como YoruBaianidade e do conceito da Oralitura, que enxergam as vivências e saberes de matrizes iorubá-africanas como elementos basilares na construção da identidade cultural nas sociedades afro-latino-americanas.

Já o cubano Jorge Ceruto, ou Maestro Ceruto, formou-se em trompete, percussão popular e direção de bandas no Conservatório de Arte de Cuba em 1990. Há 23 anos vivendo no Brasil, Ceruto coleciona trabalhos ao lado de artistas como Carlinhos Brown, Zeca Baleiro e João Donato.

A mediação foi de Fabrício Mota, com provocações de Letieres Leite e Denise Carrascosa.

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UPB & O Samba da Bahia

Investigando matrizes sonoras e fundamentos rítmicos

O projeto UPB & O SAMBA DA BAHIA – Investigando matrizes sonoras e fundamentos rítmicos é um desdobramento de um processo de pesquisa e vivência que vem sendo desenvolvido nas últimas décadas por Letieres Leite – maestro, arranjador, produtor musical e educador – sobre as matrizes sonoras do Samba, gênero musical afro-brasileiro de presença marcante no atlântico, cuja trajetória guarda por um lado, episódios de afirmação social, resistência, organização comunitária negra e, por outro, repressão, apropriação e associação como símbolo de identidade nacional por parte de grupos dominantes.


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