Para ampliar nosso horizonte sobre experiências de ensino da música de raiz negra, criamos o webinário Cartografando Pedagogias Negras no Ensino de Música de Matriz Africana, que colocou em foco métodos de origens diversas, mas igualmente exitosos.
Víviam Caroline é graduada em Jornalismo e Mestra em Cultura e Sociedade. É Diretora de Projetos e Relações Públicas da Associação Educativa e Cultural Didá, onde está desde os 16 anos. Também é criadora e cantora do grupo Águas de Sambas. No campo da Literatura, integra o Coletivo Literário Ogum´s Toques Negros.
Félix Ayoh’OMIDIRE é professor titular de línguas, culturas e literaturas franco-luso-afro-brasileiras e latino-americanas na Obafemi Awolowo University (Nigéria). Foi idealizador da teoria conhecida como YoruBaianidade e do conceito da Oralitura, que enxergam as vivências e saberes de matrizes iorubá-africanas como elementos basilares na construção da identidade cultural nas sociedades afro-latino-americanas.
Já o cubano Jorge Ceruto, ou Maestro Ceruto, formou-se em trompete, percussão popular e direção de bandas no Conservatório de Arte de Cuba em 1990. Há 23 anos vivendo no Brasil, Ceruto coleciona trabalhos ao lado de artistas como Carlinhos Brown, Zeca Baleiro e João Donato.
A mediação foi de Fabrício Mota, com provocações de Letieres Leite e Denise Carrascosa.