A primeira edição do Festival Rumpilezz – música e pensamento foi aberta com uma conversa entre as pessoas que compõem o Conselho Curador do evento, pensadoras e pensadores que tem voltado o olhar, ao longo dos anos, às linguagens artísticas de raízes negras e à contínua tentativa de esconder o fundamental papel dos povos pretos na construção cultural do Brasil.
Professora dra. Denise Carrascosa é professora de Literatura da UFBA, doutora em crítica literária e cultural, tradutora, líder do Grupo de Pesquisa Traduzindo no Atlântico Negro e fundadora do Coletivo Corpos Indóceis e Mentes Livres (10 anos) – articulação de mulheres negras abolicionistas, que atuam no presídio feminino de Salvador.
A professora Anne Rodrigues, por sua vez, é historiadora e desenvolve pesquisa no campo da História das mulheres e ensino de história da música. Foi coordenadora pedagógica da Plataforma Mundo Afro e do Rumpilezzinho, onde também lecionou História da Música. Em 2018 criou a disciplina História da Música da Diáspora, parte do curso de música da Funceb.
Já Fabrício Mota, também historiador, é educador, pesquisador e músico, desenvolvendo estudos sobre musicalidades, Diáspora, identidades e anti-racismo. Mestre em Estudos Étnicos e Africanos, é professor do IFBA. Atuou com artistas e produtores como Lazzo Matumbi, Anelis Assumpção e Blitz The Ambassador. É músico e produtor da banda IFÁ.