Projeto formou 75 jovens músicos sob orientação do Maestro Letieres Leite, a partir do mergulho no Universo Percussivo Baiano e matrizes africanas do conhecimento

 

Os 75 jovens músicos do Laboratório Musical Rumpilezzinho realizam o concerto de Mostra Final, do terceiro ano do projeto e contarão com a participação dos dançarinos da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O Teatro Vila Velha abrigará o evento no dia 6 de dezembro, às 20h. A apresentação será aberta ao público e o acesso é realizado mediante doação de um quilo de alimento não-perecível.

Sob a coordenação do ​maestro Letieres Leite e participação dos professores Guiga Scott, Luiz Asa Branca, Reudes Nogueira, Fabrício Mota e Anne Rodrigues, os jovens músicos das turmas Alpha, Beta e Gama irão apresentar um repertório de composições desenvolvidas durante a imersão no laboratório UPB ao longo de nove meses, com o método Universo Percussivo Baiano. O público vai vivenciar um pouco das sonoridades que fruto da investigação sobre os ritmos afro-diaspóricos e seu enlace com a música contemporânea. Também integra o repertório as composições autorais desenvolvidas a partir das aulas.

Os participantes estarão divididos em três níveis de vivência no Método UPB: iniciante, intermediário e avançado, no qual os participantes são multiplicadores do conhecimento. A mostra permitirá conhecer trabalhos, experiências artísticas e produções criativas que​ ​relacionam​ o​s​ objeto​s​ de estudo principal deste projeto​ ​com a sua reflexão e representação artística ​coletiva​.

RUMPILEZZINHO | Um Laboratório de saberes diversos

O Rumpilezzinho Laboratório Musical promove a formação musical e qualificação de jovens músicos de Salvador a partir de metodologia de Educação Musical criada pelo ​músico,​​ pesquisador ​e educador ​Letieres Leite, após anos de investigação e estudos. Além de uma vivência para a música e reconhecimento das matrizes africanas da música, os jovens são estimulados a refletir sobre história, memória, direitos, identidade.

Resultado da sistematização da pesquisa de Letieres, o método UPB (Universo Percussivo Baiano) trata da matéria de transmissão de claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano para instrumentos e promove uma reflexão sobre a formação da música de consequência da diáspora negra na Bahia. A experiência dos três anos de formação do Rumpilezzinho podem ser conferidos no livro Rumpilezzinho – Laboratório Musical de Jovens. Relatos de uma Experiência, e no documentário dirigido por Cecília Amado, UPB – Tempestade Emocional, lançados em novembro deste ano.

O projeto tem patrocínio da VIVO, por meio do FAZCULTURA, lei de incentivo à cultura da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Governo do Estado​ da Bahia.

SERVIÇO

Mostra Final do Rumpilezzinho Laboratório Musical de Jovens – Ano III

Data: 06 de dezembro, às 20 h

Local: Teatro Vila Velha

Patrocínio: VIVO e Governo do Estado da Bahia

Site: www.rumpilezzinho.com.br

Mais informações: rumpilezzinho@rumpilezz.com

Entrada mediante troca de 1kg de alimento não-perecível