Projeto formou 75 jovens músicos sob orientação do Maestro Letieres Leite, a partir do mergulho no Universo Percussivo Baiano e matrizes africanas do conhecimento
Os 75 jovens músicos do Laboratório Musical Rumpilezzinho realizam o concerto de Mostra Final, do terceiro ano do projeto e contarão com a participação dos dançarinos da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O Teatro Vila Velha abrigará o evento no dia 6 de dezembro, às 20h. A apresentação será aberta ao público e o acesso é realizado mediante doação de um quilo de alimento não-perecível.
Sob a coordenação do maestro Letieres Leite e participação dos professores Guiga Scott, Luiz Asa Branca, Reudes Nogueira, Fabrício Mota e Anne Rodrigues, os jovens músicos das turmas Alpha, Beta e Gama irão apresentar um repertório de composições desenvolvidas durante a imersão no laboratório UPB ao longo de nove meses, com o método Universo Percussivo Baiano. O público vai vivenciar um pouco das sonoridades que fruto da investigação sobre os ritmos afro-diaspóricos e seu enlace com a música contemporânea. Também integra o repertório as composições autorais desenvolvidas a partir das aulas.
Os participantes estarão divididos em três níveis de vivência no Método UPB: iniciante, intermediário e avançado, no qual os participantes são multiplicadores do conhecimento. A mostra permitirá conhecer trabalhos, experiências artísticas e produções criativas que relacionam os objetos de estudo principal deste projeto com a sua reflexão e representação artística coletiva.
RUMPILEZZINHO | Um Laboratório de saberes diversos
O Rumpilezzinho Laboratório Musical promove a formação musical e qualificação de jovens músicos de Salvador a partir de metodologia de Educação Musical criada pelo músico, pesquisador e educador Letieres Leite, após anos de investigação e estudos. Além de uma vivência para a música e reconhecimento das matrizes africanas da música, os jovens são estimulados a refletir sobre história, memória, direitos, identidade.
Resultado da sistematização da pesquisa de Letieres, o método UPB (Universo Percussivo Baiano) trata da matéria de transmissão de claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano para instrumentos e promove uma reflexão sobre a formação da música de consequência da diáspora negra na Bahia. A experiência dos três anos de formação do Rumpilezzinho podem ser conferidos no livro Rumpilezzinho – Laboratório Musical de Jovens. Relatos de uma Experiência, e no documentário dirigido por Cecília Amado, UPB – Tempestade Emocional, lançados em novembro deste ano.
O projeto tem patrocínio da VIVO, por meio do FAZCULTURA, lei de incentivo à cultura da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.
SERVIÇO
Mostra Final do Rumpilezzinho Laboratório Musical de Jovens – Ano III
Data: 06 de dezembro, às 20 h
Local: Teatro Vila Velha
Patrocínio: VIVO e Governo do Estado da Bahia
Site: www.rumpilezzinho.com.br
Mais informações: rumpilezzinho@rumpilezz.com
Entrada mediante troca de 1kg de alimento não-perecível