O Maestro Letieres Leite convidou o cantor Lazzo Matumbi para ministrar uma aula aberta ao público no Laboratório Musical Rumpilezzinho.    O encontro do dono de uma das vozes mais poderosas da Música baiana com os jovens músicos acontecerá no dia 27 de setembro, das 16h às 19h, na Casa Rumpilezz (Rua Frei Vicente, nº14 Pelourinho). Aberto ao público interessado, o encontro busca promover a troca de experiências de músicos de referência na cena baiana com jovens e estudantes.

Dirigido pelo Maestro Letieres Leite, o Laboratório Musical Rumpilezzinho promove a formação de jovens músicos por meio do método UPB (nome que homenageia o Universo Percussivo Baiano), que reflete e observa a música de matriz africana como recurso para a educação musical brasileira.

Segundo Letieres Leite, o convite para Lazzo se deu por considerar o cantor um arranjador popular autêntico. "Ele faz a transmissão dos arranjos através da oralidade. Tive oportunidade de trabalhar com Lazzo e ver que ele criava os arranjos e transmissão para os músicos através da oralidade. Ele tem o domínio total da oralidade e não precisa dos procedimentos da música letrada para criar e passar os arranjos para cada instrumento". Para o maestro, essa habilidade ímpar do artista é um dos exemplos da herança da musicalidade de matriz africana, onde a partilha de saberes e conhecimentos se dá sobretudo na oralidade.

Lazzo Matumbi - O menino que sempre se encantou com a música começou a carreira profissional em 1978, quando foi convidado para integrar o Ilê Aiyê, onde conheceu  o trabalho de técnica vocal. “Foi ali que eu percebi que a minha voz poderia ser usada para emocionar as pessoas”, recorda-se. Nos anos 80, ele que era chamado de Lazinho do Ilê sai do grupo e trilha seu caminho solo. De lá para cá já se passaram oito álbuns gravados, o mais recente deles foi avaliado pela crítica musical como um dos 100 melhores CDs do Brasil no ano de 2013.

O Matumbi que adotou em seu nome, significa pedra sagrada, originária do rio nigeriano Niger. O artista vive uma busca pela sua origem e raízes ancestrais africanas, que tão bem se veem cantadas em sua voz poderosa.

Laboratório Musical Rumpilezzinho - O Laboratório Musical Rumpilezzinho promove a formação de um total de 75 jovens com idades entre 15 e 25 anos, tanto apresentando uma metodologia diferenciada de ensino de música, pensada a partir da matriz afro-baiana e suas ramificações, bem como a profissionalização e a multiplicação do conhecimento.

Esta é a terceira aula aberta ao público promovida e iniciativa integra o conjunto de ações que compõem o ano III do Laboratório Musical Rumpilezzinho, uma realização do Instituto Rumpilezz, contando com o patrocínio da VIVO e do Governo do Estado da Bahia, por meio do FAZCULTURA, da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

Serviço

Aula Aberta do Laboratório Musical Rumpilezzinho

Letieres Leite convida Lazzo Matumbi

Dia 27 de setembro , das 16h às 19h

Na Casa Rumpilezz (Rua Frei Vicente, nº 14 Pelourinho – Prédio Anexo do Theatro XVIII)

Aberto ao público